Call tracking e funil de vendas: como usar a estratégia para aumentar suas vendas
O call tracking é uma das ferramentas mais utilizadas por quem está ligado nas últimas tendências do mercado. Isso porque esse método permite descobrir a origem de seus clientes e investir todos os esforços em canais digitais que conseguem mais leads para o seu negócio. Mas qual a relação entre o call tracking e o funil de vendas?
Primeiro, vamos entender melhor como funciona esse sistema.
O sistema de call tracking cria um telefone secundário para cada meio digital onde você investe, redirecionando as ligações para o seu número principal. Logo, para os usuários, não existe diferença nenhuma no atendimento e você consegue gerenciar as ligações telefônicas de forma eficaz.
O importante para você é que esse número secundário permite a identificação da origem do cliente, ou seja, qual foi o canal digital utilizado por ele para chegar até o seu site.
Por exemplo: suponha que você trabalha em uma corretora de seguros e decidiu investir em links patrocinados no Google, no Facebook e na rede de display (como é chamada a rede de parceiros do Google, composta por sites que vendem espaços em suas páginas para os anúncios).
O sistema de call tracking criará três telefones diferentes para cada um desses meios de divulgação. Assim, quando o cliente ligar para você, é possível analisar qual é o meio que mais gera tráfego em seu website e concentrar a maior parte do seu orçamento nessa plataforma.
Essa é uma forma de aumentar o seu ROI (Return of Investment, também conhecido como Retorno de Investimento), cálculo que representa a relação entre o valor que você investe em campanhas de mídias digitais e quanto recebe de lucro em retorno. Essa conta deve estar sempre em sua mente para garantir que você não está gastando muito dinheiro em plataformas que não oferecem nenhum tipo de retorno para o seu negócio.
E o que é o funil de vendas?
O funil de vendas é uma estratégia característica do marketing digital que tem como objetivo converter os usuários da internet em clientes digitais. Ele diz respeito à criação de conteúdo propriamente dita, sendo que no topo do funil estão os usuários que chegaram até a sua página, mas ainda não tem a intenção de contratar os seus serviços. É a parte mais superficial da sua estratégia.
A partir do momento em que eles começam a pesquisar mais sobre o seu conteúdo, eles passam para o meio do funil. Nesta etapa, o cliente já considera a contratação e precisa de informações mais específicas sobre o tipo de serviço que você oferece para fechar o contrato.
No fundo do funil estão os seus leads. Esses são os clientes atuais e potenciais, pessoas realmente interessadas em seus serviços que movimentam a sua receita.
O call tracking faz toda a diferença nesta etapa do meio para o fundo do funil, já que ele representa o atendimento ao cliente. Ao rastrear os passos dos seus leads, você sabe onde está a sua principal forma de atração de clientes e consegue criar um conteúdo mais propositivo e direcionado.
Ao pensar no funil de vendas, é preciso considerar que os seus clientes têm um problema que precisa ser resolvido. E qual a melhor forma de resolver esse problema senão por meio de uma ligação? É justamente por isso que aliar o sistema de call tracking ao pensamento do funil de vendas é uma ótima alternativa para aumentar as suas vendas e a sua base de clientes.
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