Programa Minha Casa Minha Vida 2012
Conheça o programa Minha Casa Minha Vida 2012
O programa minha casa minha vida PMCMV é um programa do governo federal, que é gerido pelo ministério das cidades, porém quem faz toda a parte operacional é a Caixa Econômica Federal. A finalidade do programa minha casa minha vida é oferecer unidades habitacionais que ficam alienadas a famílias de renda mensal de até R$ 1.600,00, em seu início teve como meta gerar 1 milhão de unidades, atualmente a meta é de 2 milhões de novas moradias!
Os imóveis do programa minha casa minha vida são feitos por construtoras credenciadas ao programa, que constroem as unidades habitacionais segundo as especificações técnicas necessárias e entregam os imóveis completamente legalizados. Estes por sua vez são entregues para as famílias cadastradas no programa minha casa minha vida através de venda com parcelamento.
Onde o Programa Minha Casa Minha Vida atua?
O foco principal do programa minha casa minha vida, inclusive em 2012, está nas grandes áreas metropolitanas como Campinas/SP, Baixada Santista/SP, áreas com população que seja de 50 mil habitantes ou mais.
Também podem se eleger ao programa minha casa minha vida cidades que possuam uma população que esteja atualmente entre 20 e 50 mil habitantes, neste caso é preciso observar os seguintes requesitos:
- É preciso ter uma predominância de população urbana, sendo no mínimo 70% do total de habitantes.
- Ter apresentado uma taxa superior a 5%de crescimento populacional entre 2007 e 2010.
Pode ser aberta alguma exceção para cidade com população inferior a 50 mil habitantes que não atenda aos requesitos acima?
Sim, isto é possível em casos especiais como os seguintes:
- Grande crescimento demográfico decorrente de impacto causado por empreendimento na região.
- Em caso de situação de emergência com situação de calamidade pública decretada.
Características das habitações
O programa minha casa minha vida possui um padrão em suas unidades habitacionais, este deve ser seguido por todos os empreendimentos. Inicialmente cada empreendimento do programa minha casa minha vida deveria ter no máximo 500 unidades habitacionais. Agora no programa minha casa minha vida 2012 este número foi alterado para no máximo 300 unidades habitacionais, isto sempre respeitando a seguinte tipografia mínima:
Para casas térreas do programa minha casa minha vida
- 02 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço;
- Transição: área útil mínima de 32 m² (não computada área de serviço).
- Acessibilidade: área útil mínima de 36 m² (não computada área de serviço).
Para apartamentos do programa minha casa minha vida
- 02 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço;
- Transição: área útil mínima de 37 m².
- Acessibilidade: área útil mínima de 40 m².
Inscrições para o programa minha casa minha vida 2012
Se não possui financiamentos de imóveis nem imóveis quitados saiba que poderá se candidatar ao programa minha casa minha vida e poderá ter sua casa com financiamento em até 30 anos, desta forma fica fácil, afinal as parcelas ficam muito pequenas!
Estão sendo abertas inscrições para diversos patamares de renda familiar, assim cada família poderá adquirir um imóvel que seja compatível com sua renda mensal, o que é mais uma iniciativa muito interessante do programa minha casa minha vida.
Para ter informações detalhadas de como se inscrever, quais são os documentos necessários, quais são as unidades habitacionais em sua cidade e demais detalhes poderá acessar o site http://www.minhacasaminhavida.com.br/, ou também caso prefira há o telefone do programa minha casa minha vida, que é 0800-603-3100.
E ainda vale lembrar que além de todas estas facilidades poderá utilizar seu FGTS para dar de entrada ou mesmo para quitar parte das parcelas de uma casa ou apartamento do programa minha casa minha vida!