Quais são as novidades do Bolsa Família 2019?
O Programa Bolsa Família é direcionado para famílias que estejam na situação de pobreza ou de extrema pobreza, ou seja, famílias que possuem renda per capita de R$ 77 a R$ 154 por mês.
Caso a sua família se enquadre nesta faixa de renda per capite, o primeiro passo a ser dado é ir até a Prefeitura de sua cidade e realizar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Cadastro no Bolsa Família 2019
Para realizar o cadastro no Programa Bolsa Família 2019 será necessário ter em mãos documentos como:
- RG
- CPF
- Documentação dos filhos.
Ressaltamos, também, que além de comprovarem a renda baixa, as famílias que desejam participar do programa ainda precisam atender os seguintes requisitos:
- Ser incluído no Cadastro Único pela Prefeitura de sua cidade;
- Ser selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome;
- No caso das mulheres grávidas, comparecer às consultas e ao pré-natal ;
- Manter em dia o cartão de vacinação de seus filhos;
- Garantir um percentual mínimo de assiduidade escolar dos filhos.
Caso esses requisitos não sejam seguidos, as famílias poderão não ser inclusas no Bolsa Família e caso participem, poderão perder os benefícios assegurados pelo Programa.
Cartão Bolsa Família
O cartão do Bolsa Família é o item necessário para realizar o saque do benefício. Depois de realizado o cadastro e a inclusão da família no sistema, o responsável receberá seu cartão num tempo que varia de 30 a 45 dias.
O cartão conta com 13 números, onde os 11 primeiros são correspondentes aos NIS (Número de Identificação Social), dado necessário para realizar consultas e obter outras informações sobre o benefício. O cartão também conta com o nome do responsável da família e, além de sacar o benefício, ainda é possível realizar compras no débito automático, sendo extremamente conveniente para as pessoas que utilizam o benefício para fazer o “supermercado”.
Quando o cartão Bolsa Família chegar em sua residência, o próximo passo é ir na agência da Caixa Econômica Federal mais próxima e realizar o cadastro de sua senha. Para isso, é necessário levar um documento original com foto, o cartão e o envelope. Depois é só cadastrar sua senha.
*Dica: coloque uma que seja fácil de ser memorizada.
Adicionalmente, o calendário do Bolsa Família é muito importante para informar aos beneficiários as datas de pagamento do benefício.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você entender um pouco mais sobre este famoso benefício social oferecido pelo Governo Federal.